No local, fiscais encontraram uma rinha clandestina, com 70 galos e uma arena para a briga entre os animais. Um homem foi preso.
Uma propriedade rural em Apuí, distante 455 quilômetros de Manaus, foi multada por desmatamento ilegal e maus-tratos a animais por policiais e agentes ambientais que integram a Operação Tamoiotatá, realizada pelo governo do Amazonas, na segunda-feira (26). No local, os fiscais também encontraram uma rinha clandestina, com 70 galos e uma arena para a briga entre os animais. Um homem foi preso.
A propriedade está localizada na altura do km 75 da rodovia BR-230. Pelos dois crimes, o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) aplicou multas que somam R$ 480 mil, sendo a maior no valor de R$ 270 mil.
O capitão Victor Vasconcelos, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, explicou que os agentes foram fiscalizar uma área de desmatamento, quando encontraram os animais e apetrechos, como esporas e buchas, que são utilizados para a prática criminosa de maus-tratos.
O fiscal do Ipaam Isaías Pereira ressalta que, além do crime de maus-tratos, o dono do local vai responder pelo desmatamento constatado na propriedade.
Também houve a localização de uma espingarda calibre 28, sem numeração. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Apuí e será investigado.
De acordo com o Batalhão Ambiental, manter animais silvestres em cativeiro sem documentação legal e promover rinhas de galos são crimes ambientais, e os infratores estão sujeitos às punições previstas em lei.