Wilson Lima ainda anunciou abono para trabalhadores da saúde e antecipação do 13º ao funcionalismo do estado.
O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (12), que vai fechar o comércio na Praça do Caranguejo, localizada no Conjunto Eldorado, no bairro Parque Dez, em Manaus. A restrição é válida por 15 dias, a partir de hoje.
“Quando nós fizemos a flexibilização dos restaurantes e balneários, era com o objetivo de garantir que os trabalhadores desse segmento pudessem retornar às suas atividades e pudessem garantir o salário e o sustento de suas famílias. Infelizmente, alguns estabelecimentos, alguns empresários continuam aglomerando, desrespeitando o decreto e os protocolos sanitários”, afirmou o governador.
” A partir de hoje, bares e restaurantes do Eldorado estão fechados por 15 dias. A polícia está indo daqui a pouco lá, no final do dia, para interditar todos aqueles bares e restaurantes”.
Wilson Lima afirmou que os estabelecimentos só voltarão a funcionar quando apresentarem um plano de distanciamento social, respeitando todos os protocolos sanitários.
Segundo o governador, em um primeiro momento, apenas o fechamento do comércio será realizado. Posteriormente, porém, multas poderão ser aplicadas.
“Chega um momento em que a gente tem que tomar medidas mais enérgicas, como essa do fechamento de alguns estabelecimentos. E que isso sirva de exemplo para os outros que não estão respeitando o decreto”.
Segundo Wilson Lima, a fiscalização vai ocorrer em toda a cidade e, conforme as irregularidades forem constatadas, os estabelecimentos serão fechados.
Antecipação do 13º salário
O governador anunciou a antecipação da 1ª parcela do 13° salário para os funcionários do estado. O pagamento será efetuado nos dias 20 e 21 de maio.
Os pagamentos do salário de maio serão nos dias 28 (sexta-feira) e 31 (segunda-feira), conforme calendário.
A medida é resultado do planejamento financeiro do Estado para enfrentar os impactos da pandemia do coronavírus.
Pagamento extra para servidores da saúde
Na próxima sexta-feira (16), servidores da área da saúde, incluindo efetivos, temporários e comissionados, receberão um abono. No total, cerca de 25 mil trabalhadores serão beneficiados.
“Como forma de reconhecimento pelo trabalho dessas pessoas durante a pandemia e também a contribuição que sempre deram para o avanço no atendimento à área da saúde, principalmente nesse momento em que a gente faz uma reformulação em toda a nossa rede de assistência, tanto na capital quanto no interior, só aí estaremos injetando R$ 30 milhões na economia. É um aquecimento e tanto”, disse.
FONTE: Matheus Castro, G1 AM