Início Manaus Manaus inicia vacinação de pessoas com 59 anos e doenças preexistentes

Manaus inicia vacinação de pessoas com 59 anos e doenças preexistentes

0
Joventina Alecrim Gomes de 82 anos, é vacinada contra Covid-19 em sistema de drive-thru, com a vacina da Oxford/Astrazeneca, no primeiro dia de vacinação para idosos, nesta sexta-feira (29) em Manaus (AM). — Foto: EDMAR BARROS/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Existem sete pontos para vacinação na capital; veja endereços.

A prefeitura de Manaus inicia nesta segunda-feira (29) a vacinação de pessoas de 59 anos com doenças preexistentes. Estão incluídos no grupo quem apresenta cardiopatias, diabetes e obesidade mórbida (IMC > 40).

Nesta nova etapa da campanha, o público será vacinado por idade, em ordem decrescente, partindo de 59 anos e chegando até a pessoas com 55 anos completos, com comorbidades (veja abaixo o cronograma).

Para receber a vacina, o usuário deve se dirigir ao ponto de vacinação, no dia e hora indicados pelo sistema Imuniza Manaus, na opção “Consultar 1ª dose”. No local, deve apresentar, obrigatoriamente, laudo médico (original e cópia), documento de identificação original, com foto, e CPF. Diabéticos que não tenham laudo médico, devem apresentar receita em papel timbrado oficial (do SUS ou de estabelecimento particular de saúde).

Caso a pessoa não tenha conseguido fazer o cadastro, ela pode se dirigir a um posto de vacinação com os documentos indicados e realizar o preenchimento no local.

Veja o cronograma de vacinação:

  • Segunda (29): Pessoas com 59 anos
  • Terça (30): Pessoas com 58 anos
  • Quarta (31): Pessoas com 57 anos
  • Quinta (1º): Pessoas com 56 anos
  • Sexta (2): Pessoas com 55 anos
  • Sábado (3): Pessoas de 55 a 59 que não puderam se vacinar durante a semana

A estimativa é de que existam em Manaus aproximadamente 30 mil pessoas de 55 a 59 anos com diabetes, obesidade mórbida ou algum tipo de cardiopatia.

Profissionais de segurança e saúde

O Amazonas começou a vacinar neste domingo (28) profissionais da segurança pública. As doses destinadas para a imunização dos agentes são de uma reserva técnica do Plano Nacional de Imunização (PNI).

A campanha segue para trabalhadores de saúde que ainda não receberam a segunda dose. A vacinação para esse grupo continua a ser feita exclusivamente na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), no bairro Adrianópolis, conforme agendamento eletrônico feito pelo sistema Imuniza Manaus.

Imuniza Manaus

O sistema Imuniza Manaus faz o cadastro prévio para a vacinação contra a Covid-19. Para fazer o cadastro, o usuário deve acessar o link, escolher o botão “Comorbidades” e preencher as informações solicitadas. Além dos dados pessoais (nome, data de nascimento, endereço e telefone), a pessoa deverá marcar as comorbidades que possui, dentre as 22 opções apresentadas pelo sistema.

A lista de doenças segue o padrão definido pelo Ministério da Saúde (veja lista abaixo). Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina.

Veja endereços dos postos de vacinação para idosos e trabalhadores da saúde (de segunda a sábado, das 9h às 16h)

  • Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran/AM: Avenida Arquiteto José Henriques Rodrigues, 962 – Colônia Terra Nova
  • Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola: Rua Gandú, 119 – Cidade Nova
  • Centro Cultural dos Povos da Amazônia: Avenida Silves, 2.222- Crespo
  • Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) – a partir de segunda-feira (1º): Avenida Mário Ypiranga, 3.490 – Parque Dez de Novembro
  • Clube do Trabalhador do SESI: Avenida Cosme Ferreira, 7.399 – São José I
  • Balneário do Sesc: Avenida Constantinopla, 288 – Alvorada

FONTE: G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui