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Inscrições para Bolsa Universidade 2026 começam nesta segunda em Manaus; saiba como participar

Do total, 40.388 vagas são de ampla concorrência, 2.286 para Pessoas com Deficiência (PcDs) e 1.053 para pessoas acima de 60 anos.

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Bolsa Universidade, em Manaus. — Foto: Divulgação

As inscrições para o Programa Bolsa Universidade (PBU) 2026 iniciam às 10h desta segunda-feira (22) e seguem até as 13h do dia 2 de outubro. São mais de 40 mil oportunidades de graduação em instituições particulares de ensino em 2026. O edital completo pode ser conferido no Diário Oficial do Município (DOM).

As bolsas serão integrais e parciais (100%, 75% e 50%), além da categoria voluntária. Do total, 40.388 vagas são de ampla concorrência, 2.286 para Pessoas com Deficiência (PcDs) e 1.053 para pessoas acima de 60 anos.

O edital contempla 73 cursos em 15 instituições privadas de ensino superior, com 24 unidades espalhadas por Manaus.

Procedimentos
  • O candidato deverá acessar o Portal do Candidato, e realizar o cadastro com CPF e senha para obter o acesso por meio do login;
  • Ao efetivar o login e acessar o formulário de inscrição, composto de quatro passos, em que todos os campos assinalados com asterisco são de preenchimento obrigatório. Ao concluir a inscrição, o candidato precisa emitir e imprimir o Comprovante de Inscrição;
  • Após emitir e Comprovante de Renda Familiar, obtido por meio do acesso a link específico, a ser apresentado em conjunto com o formulário de inscrição na etapa de entrega de documentos;
  • O candidato ainda deve emitir Declaração de Renda Autônoma, se for o caso. Se houver algum familiar que se enquadre nesta categoria o candidato deverá emitir a declaração para o familiar, atentando-se para a assinatura do familiar na referida declaração.
Inclusão e critérios
  • Para participar, o candidato deve:
  • ser brasileiro nato ou naturalizado e residente em Manaus;
  • ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo;
  • estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das instituições parceiras;
  • ter ensino médio completo ou equivalente;
  • não possuir diploma de nível superior;
  • não estar matriculado em instituição pública de ensino superior ou ser beneficiário de outros programas de graduação.
Etapas do Processo Seletivo

O processo seletivo será realizado em três etapas:

  1. Inscrição eletrônica: o candidato deve preencher o formulário online e emitir a declaração de renda familiar.
  2. Classificação: será feita pelo órgão coordenador do programa.
  3. Entrega de documentos: os candidatos classificados precisam comparecer ao local indicado no edital para comprovar as informações da inscrição. Quem não apresentar a documentação exigida será eliminado.

FONTE: Por G1 AM

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