O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (27), dois projetos de lei para a criação das universidades federais Indígena e do Esporte.
Além de Lula, estavam presentes diversas autoridades, incluindo os ministros Camilo Santana (Educação), André Fufuca (Esporte) e Sonia Guajajara (Povos Indígenas).Play Video
““Hoje é mais um dia dessa semana em que a gente descobre como é possível governar um país fazendo as coisas que interessam a maioria das pessoas que moram no país e não atendendo interesses escusos que não são do interesse do país”, afirmou o presidente no início de seu discurso.
O petista destacou a criação das universidades como essencial para a recuperação da “dignidade” e “decência” dos povos originários e para a valorização do esporte nacional.
“Meus queridos indígenas e esportistas, vocês sabem que vocês vão ter que ir para dentro do Congresso, conversar com os líderes, conversar com os partidos, e convencer as pessoas de que eles estarão fazendo um bem aprovando essa lei”, acrescentou.
A Unind (Universidade Federal Indígena) terá como objetivo oferecer cursos na educação superior, desenvolver pesquisas e promover extensão universitária voltada aos povos indígenas.
Já a UFEsporte (Universidade Federal do Esporte) se dedicará à formação acadêmica, científica e tecnológica de profissionais da área esportiva. O evento acontece um dia após o presidente sancionar o projeto de lei que que torna a Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) uma política permanente.
Em sua fala, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a ideia é que as primeiras sedes de ambas as universidades sejam em Brasília. A previsão é que as instituições entrem em funcionamento em 2027.
Santana ainda destacou a atuação do chefe do Executivo e a importância das propostas para a ampliação do acesso à educação no país.
“Hoje para mim é um dia histórico, é um dia histórico para os povos indígenas, é um dia histórico para o esporte brasileiro, um país apaixonado pelo esporte. Queria mais uma vez agradecer ao grande e maior presidente da educação e o maior presidente desse país, Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou.
FONTE: Por CNN





































