Início Política Hugo Motta pede ação do Itamaraty após deputada ser retida por Israel

Hugo Motta pede ação do Itamaraty após deputada ser retida por Israel

Luizianne Lins (PT) está entre passageiros de flotilha capturada nesta quarta (1º) por militares israelenses; presidente da Câmara afirmou que vai se esforçar para que a parlamentar seja liberta o mais rápido possível

0
Deputada Luizianne Lins • Kayo Magalhães/ Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou, nesta quarta-feira (1º), que pediu apoio ao Itamaraty após a deputada Luizianne Lins (PT-CE) ter a flotilha em que estava a bordo a caminho de Gaza interceptada por Israel

“Pedi o apoio do Itamaraty no contato com as autoridades israelenses visando que a deputada Luizianne tenha todas as suas prerrogativas enquanto parlamentar respeitadas, bem como os direitos dos demais brasileiros que estão passando por esse momento”, declarou Hugo durante a votação da ampliação do IR (Imposto de Renda).

Hugo recebeu a notícia durante a sessão pelo coordenador da bancada do Ceará, o deputado Domingos Neto (PT-CE).

O presidente da Casa declarou que o incidente com a parlamentar o pegou de surpresa.

Segundo Hugo, na última semana, a deputada havia pedido a renovação de uma licença para seguir na missão humanitária diante da situação na Faixa de Gaza.

Antes de discursar, o presidente da Câmara já havia soltado uma nota através das redes sociais em solidariedade com os tripulantes interceptados.

“Vários navios da Flotilha Global Sumud — principalmente Alma, Surius, Adara — foram interceptados ilegalmente e abordados pelas Forças de Ocupação Israelenses em águas internacionais”, disse a Flotilha Global Sumud (GSF) em um comunicado. 

“Além dos barcos interceptados, a cobertura da transmissão ao vivo e a comunicação com vários outros barcos foram perdidas. Estamos trabalhando arduamente para contabilizar todos os participantes e tripulantes”, disse a GSF.

CNN entrou em contato com o Itamaraty, mas não obteve resposta até a publicação desta matéria.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui