Início Brasil Saiba quem era Kongjian Yu, arquiteto chinês morto em queda de avião

Saiba quem era Kongjian Yu, arquiteto chinês morto em queda de avião

Especialista constantemente alertava sobre os riscos de mudanças climáticas ao redor do mundo e explorava princípios ecológicos em suas criações

0
Kongjian Yu, chinês considerado como um dos maiores arquitetos do mundo • Reprodução/CAUBR

O arquiteto e paisagista chinês Kongjian Yu, de 62 anos, considerado um dos maiores arquitetos do mundo, foi uma das quatro vítimas de um acidente aéreo no Pantanal de Mato Grosso do Sul, na noite desta terça-feira (23).

A abordagem inovadora do arquiteto era focada na ecologia, e ele ficou famoso por criar a teoria e o método de construção sistemática de “cidades-esponja”.

Além dele, também morreram no acidente os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., além do piloto Marcelo Pereira de Barros. Eles estavam no Pantanal para a produção de um documentário chamado “Planeta Esponja”.

Kongjian Yu nasceu em 1963, na província de Zhejiang, e possuía um extenso currículo acadêmico. Ele era Doutor em Design pela Universidade de Harvard e também foi reitor e professor da Escola de Arquitetura e Paisagismo da Universidade de Pequim.

conceito “cidade-esponja”, criado pelo arquiteto em 2013 e adotado como política nacional na China explorava princípios ecológicos e métodos de paisagismo para o controle de inundações urbanas e a gestão de águas pluviais.

O arquiteto foi reconhecido internacionalmente sendo eleito membro da Academia Americana de Artes e Ciências em 2016, e recebendo títulos de Doutor Honorário pela Universidade de Roma (2017) e pela Universidade Norueguesa de Ciências Biológicas (2019).

Queda da aeronave

Além do arquiteto, dois cineastas e o piloto da aeronave morreram no acidente. As vítimas foram identificadas como o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros.

A operação de busca e resgate durou cerca de 9 horas, devido a distância e as condições de acesso ao local.

Segundo a corporação, o acidente ocorreu no momento em que a aeronave realizaria o pouso na fazenda Barra Mansa.

Em nota, a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou o acidente com a aeronave de matrícula PT-BAN no município de Aquidauana.

“Investigadores do SERIPA IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) — órgão regional do CENIPA, com sede em São Paulo (SP) — foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência. Durante a Ação Inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, diz a nota.

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul informou que foi acionada para atender a ocorrência e que as equipes da corporação estão em campo para levantar os dados preliminares do acidente.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui