Início Manaus Famílias com crianças exploradas nas ruas são levadas a abrigo e delegacia...

Famílias com crianças exploradas nas ruas são levadas a abrigo e delegacia durante fiscalização em Manaus

Operação teve como objetivo coibir a mendicância e o trabalho infantil em semáforos e vias movimentadas da capital.

0
Ação integrada de fiscalização em Manaus — Foto: Divulgação/SSP-AM

Duas famílias foram encaminhadas a um abrigo e à delegacia após uma ação de fiscalização que flagrou crianças em situação de exploração nas ruas de Manaus, na noite desta quarta-feira (30). A operação teve como objetivo coibir a mendicância e o trabalho infantil em semáforos e vias movimentadas da capital.

A iniciativa faz parte da Operação Caminhos Seguros, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que mobiliza todos os estados do país durante o mês de maio para identificar e proteger crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Segundo a delegada Juliana Tuma, titular da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), muitas vezes os menores são expostos intencionalmente por seus próprios responsáveis.

“Nosso objetivo maior é colocar essas crianças e adolescentes a salvo de situações constrangedoras, vexatórias, onde são usados para sensibilizar motoristas e arrecadar dinheiro. Toda a rede de proteção está unida nesse enfrentamento”, afirmou a delegada.

Durante a fiscalização, também foram feitas ações educativas com a população. De acordo com o psicólogo Eduardo Machado, da Secretaria Executiva de Crianças e Adolescentes (Sejusc), equipes reforçaram o trabalho de orientação nas ruas.

“A Sejusc participa ativamente com abordagens psicoeducacionais e distribuição de materiais informativos que reforçam a importância da denúncia e da proteção integral de crianças e adolescentes”, destacou.

Crianças foram resgatadas durante a CIF — Foto: Divulgação/SSP
Crianças foram resgatadas durante a CIF — Foto: Divulgação/SSP

FONTE: Por G1 AM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui