Uma fiscalização interditou o Abatedouro Municipal de Nhamundá, no interior do Amazonas, nesta quarta-feira (19). A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) realizou a ação após a fuga de um boi e de uma búfala causar tumulto na cidade.
Equipes da Adaf e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizaram a inspeção a pedido do Ministério Público do Amazonas (MPAM). O técnico de Fiscalização Agropecuária Samuel Bernardo explicou que o abatedouro opera sem um serviço de inspeção oficial, exigência obrigatória para esse tipo de estabelecimento.
Os fiscais também identificaram abates inadequados, realizados com machados e marretas diretamente no chão, aumentando o risco de contaminação da carne. Além disso, o Ipaam embargou toda a área porque o local não possui estação de tratamento, despejando resíduos do abate diretamente no rio e causando grave impacto ambiental.
“Interditamos o abatedouro e encaminharemos ao Ministério Público um relatório detalhado sobre as irregularidades encontradas. Com base nesse documento, o MP, em parceria com os órgãos de fiscalização, elaborará um Termo de Ajustamento de Conduta”, afirmou Samuel Bernardo.
Em nota, a Prefeitura de Nhamundá informou que busca recursos para corrigir as irregularidades e reativar o abatedouro. O município aguarda a liberação de verbas por meio de emenda parlamentar para regularizar o estabelecimento.
Fuga de búfala
Uma búfala desesperada conseguiu escapar durante o caminho para o matadouro da cidade Nhamundá, no dia 3 de fevereiro.Vídeos da perseguição da búfala foram registrados por moradores da localidade.
Fuga de boi
Dez dias depois, um boi causou tumulto nas ruas de Nhamundá, após fugir de uma embarcação enquanto era transportado para o abatedouro da cidade. A confusão foi registrada em vídeos pelos moradores.
De acordo com testemunhas, o boi se soltou das cordas e fugiu pela orla de Nhamundá no momento em que era transferido de uma embarcação. O animal invadiu a área de uma conveniência, percorreu ruas e só foi recapturado na rua Leopoldo Neves, nas proximidades do hospital da cidade.
FONTE: Por G1 AM