Início Política Senado deve sabatinar indicados ao BC antes da próxima reunião do Copom,...

Senado deve sabatinar indicados ao BC antes da próxima reunião do Copom, diz presidente da CAE

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que governo indicará Gabriel Galípolo e Ailton Aquino para diretorias do Banco Central

0
Plenário do Senado Federal Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), disse nesta terça-feira (9) que a Casa deve avaliar os nomes dos indicados para a diretoria do Banco Central antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Ou seja, antes de 20 de junho.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na segunda-feira (8) que o governo indicará Gabriel Galípolo para a diretoria de Política Monetária e Ailton Aquino para diretoria de Fiscalização do Banco Central. As indicações precisam ser aprovadas pelo Senado.

A CAE, presidida por Vanderlan, é a primeira parada das indicações. Depois, é necessária análise do plenário. Vanderlan disse que ainda não houve comunicação oficial das indicações e por isso não é possível dar uma data exata para as votações.

“Provável que vote antes da reunião do Copom”, disse ele, referindo-se tanto à análise no colegiado quanto a do plenário. De acordo com o senador, seria ruim deixar os cargos vagos por muito tempo.

Até o momento não há indícios de grande resistência aos nomes no Senado. Apesar disso, uma fala da ministra do Planejamento, Simone Tebet, desagradou a senadores.

Ela afirmou, também na segunda-feira, que Galípolo seria “a voz do governo” dentro do BC. O indicado é muito próximo a Fernando Haddad.

FONTE: Por CNN

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui